Mas que é vergonhoso, é. As dúvidas começam quando o cansaço aperta. Desde que chegámos do trabalho, já corremos meia maratona de tarefas e ainda ambicionamos ter a coragem de ver uma série. Depois da série vou desmaquilhar-me, colocar o creme de noite e dormir…
Só que a série já não existe há meses porque adormeço antes de alguma coisa que não tenha músicas de embalar de fundo apareça no ecrã da tv. E acabo por adormecer no sofá. E quando acordo, só quero estalar os dedos e por magia estar na cama. E quando finalmente chego ao meu quarto, começam as teorias de conspiração na minha cabeça:
– está tanto frio… se agora for colocar um disco com desmaquilhante frio na cara, vou sofrer tanto, possivelmente corro o risco de hipotermia.
– a base é um creme. Na verdade hoje coloquei BB cream, por isso, na verdade não coloquei maquilhagem, o creme até está a fazer bem à pele…
E foi o que aconteceu no domingo. Era só um BB creme, o pó e o blush desapareceram ao longo do dia…estou cheia de sono… ai a hipotermia!
E depois acordo e aparentemente está tudo bem. Faço uma limpeza de pele mais intensiva, mas ao longo do dia, elas aparecem: borbulhas. Feias, a aparecerem nos sítios mais inusitados (tipo na ponta do nariz). E não basta saberes que elas estão lá. Há quem repare por nós. E quando quem repara é o meu filho de dois anos que me diz que tenho 5 dói dóis na cara, é bom que me lembre da importância de fazer uma boa limpeza de pele.
Mesmo quem não se maquilha, é impressionante a quantidade de impurezas (para não dizer porcaria) que a nossa cara tem no final do dia. O pó, a poluição, misturado com stress, alimentação assim mais ou menos, criam um desconforto natural da pele (para não falar em envelhecimento).
Por isso, vamos lá aprender a fazer uma boa limpeza facial:
1. Água micelar – a solução mais neutra e natural para eliminar resíduos de maquilhagem ou impurezas da cara. E podemos inclusivamente limpar os olhos que é super suave.
2. Tónico – explicam-me que temos de fechar os poros depois de os abrir com o passo 1. Se eles dizem…
3. Sérum – este é recente. Mas consiste num cocktail extra de vitaminas para a pele, que precede o creme hidratante. Se eles dizem também…
4. Creme hidratante – de preferência utilizar creme de dia e de noite.
5. Uma vez por semana: exfoliar. Uma ação mais em profundidade que ajuda a manter o equilíbrio e limpeza da pele.
Para quem é exigente e adora ter a pele impecavelmente limpa, nada como investir numa Clarisonic. Tenho uma,mas está parada por necessitar substituir a escova (e é cara a escova, e ainda por cima recomendam a substituição de 3 em 3 meses…). Mas o resultado é impressionante. Pele radiante, limpa, feliz.
Quanto às soluções de limpeza, existe MUITA coisa no mercado. Neste momento estou a usar esta gama da L’Oreal, Sublime e Suave (Skin Perfection nos países que não traduzem os nomes)
Por isso, assim que cheguei a casa hoje, desmaquilhei-me de imediato. E se o Francisco contar mais algum dói dói, aí já foi das bolachas de chocolate. Essas sim, impecáveis, nunca me causaram hipotermia.