O elefante no armário

Existem os elefantes numa divisão (elephant in the room), existem os esqueletos no armário, e existem (a meu ver) os elefantes (nada esqueléticos) no armário.

São aqueles problemas tão bicudos, redondos de gordos e ruidosos que os tentamos esconder num armário, daqueles bonitos, para que ninguém suspeite que algo de muito feio está lá dentro. E quanto mais tentamos esconder, mais ele toca o sino, mais ele faz ruído a mastigar a sua comida (sim, eu fui ao Zoo este fim de semana).

Quando tentamos abrir as portas do armário, ele olha-nos com aqueles olhos que nos dizem muito e ao mesmo tempo nada. E voltamos a fechar as portas.

Mas existem momentos em que já não conseguimos fechar as portas. Ele cresceu, não há nada a fazer.

Por isso, que os elefantes sejam um sinal que algo na nossa vida tem de mudar. E termos a capacidade de aceitar que há coisas que não vão mudar, mas há outras que têm mesmo de mudar. Mesmo que não queiramos.  Mesmo que não apeteça. Mesmo que seja difícil e pouco confortável.

Dezembro é um mês perfeito para mudar. O advento é um símbolo tão grande disso! A Wikipédia diz que para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. 

Mas é mais e tanto quanto isso. É um tempo de reflexão da nossa vida, daquilo que decidimos para nós daquilo que defendemos, daquilo que a vida nos tem proposto (e temos aceite ou não). São 4 semanas onde devemos acender uma vela e agradecer por tudo o que temos de bom, e por todas as experiências menos boas, que tanto nos dão no final. É um tempo de aceitar os outros tal como eles são. É tempo de mudança.

Já é dia 4, eu sei. Mas podem começar hoje. Haja fé ou não. Acender uma vela e pensar no que aconteceu este ano. E responder à pergunta: estou a viver em verdade para comigo?
 

Inspiração para velas do Advento via Yellow Bliss Road

Anúncios

Uma opinião por dia...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s