Do silêncio

Lembro-me desde pequena o quanto sempre apreciei o silêncio.

Quando entrei para a escola primária, foi um choque para mim a quantidade de sons agudos à minha volta, já que não fui à creche antes disso e passei toda a minha pré-escola com a minha avó e com o “Agora Escolha” (sempre a torcer para que ganhasse os Marretas Bebés ou a Ana dos Cabelos Ruivos, porque não tinha telefone para votar). Quando digo “sons agudos” refiro-me ao chilrear incessante de centenas de miúdos no recreio, numa euforia, com uma energia que eram absolutamente desconhecidas para mim. Era tão forte que chegava a casa com dor de cabeça.

Lembrei-me exatamente disto esta semana quando fui à festa de Natal na creche do Francisco. Aqui não eram centenas de miúdos, eram 12 numa sala, com pais, educadora e auxiliares. O Francisco, igual a mim, na sua, calminho, e todo um mundo de sons à nossa volta. Pensei diversas vezes como é que esta equipa aguenta isto todos os dias. Eu precisaria de Diazepam e todas as drogas acessórias, diariamente. 

Mas por outro lado, cada vez mais, o silêncio é também algo que me incomoda (é impressionante tudo o que muda ao longo da nossa vida). Silêncio pressupõe falta de comunicação, falta de interesse, falta de respeito. Muitas vezes é um desistir encapuçado. Ou é uma forma de não dizer o que nos vai na alma e que desesperadamente quer sair. Estar em silêncio é muitas vezes a forma de dizer que nos sentimos muito infelizes. Tenho sentido estes silêncios entre as pessoas que me rodeiam e detesto-o. Quero resolver, enfrentar, combater e é muito difícil.

O truque deve passar pelo equilíbrio (como em tudo nesta vida). Temos de ter momentos de euforia, de ruído, e outros de silêncio absoluto, que nos ajudem a refletir. Temos de ter a força de emitir sons em prol daquilo que queremos, daquilo que merecemos. E espera-se que o silêncio um dia seja apenas isso e não uma tempestade de problemas a caminharem rapidamente, quase a formar uma avalanche.

Anúncios

Uma opinião por dia...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s